Música “Profecia” vira videoclipe, fala do Brasil e desafia “dragão” a sair da frente

O videoclipe “PROFECIA”, da cantora Jeanne Louise, com letra de Alex Motta e direção de Elizabete Martins Campos, rodado durante a pandemia, (com todos cuidados necessários), que traz mensagens de provocação e perseverança ao público é lançado, nesta segunda-feira, 01 de fevereiro de 2021, às 17 horas, por meio de plataformas digitais e redes sociais.

 

Rodado nas ruas de Betim, e no Pico Pedra Grande, em Igarapé, cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, o videoclipe “PROFECIA” é inspirado em linguagens de filmes curtas, que têm narrativas, contadas de forma sucinta. Neste caso, a personagem, interpretada pela cantora Jeanne Louise, com véstias brancas, sandálias de dedo, mudas de espadas de São Jorge, em uma mão e, na outra uma machadinha, ora de máscaras branca ou preta, percorre um trajeto, de carro e a pé, em um ritual em alusão ao enfrentamento e resistência a algo, neste caso o covid e falsos profetas, o “dragão”, nestes tempos de pandemia e crises e, como forma simbólica de levar esperança, com o plantio de uma muda de São Jorge, que tem, entre outros significados, no Brasil, de proteção.

Fotografia de Leliane de Castro do videoclip PROFECIA de Jeanne Louise
Fotografia de Leliane de Castro do videoclip PROFECIA de Jeanne Louise

Ao ar livre, longe de gerar aglomerações, e mais do que isto, após mais de três meses de isolamento, no início de 2020, três artistas, Jeanne Louise, Elizabete Martins Campos e Leliane de Castro saem para filmar, com toda cautela e respeito às normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), algo que pudesse levar uma mensagem de força às pessoas no momento difícil. Assim, a partir da música ”PROFECIA”, de Alex Motta, compositor e baterista,  parceiro da cantora Jeanne Louise, desde 2004, mesmo ano em que a canção foi escrita e gravada, nasce o videoclipe ”PROFECIA”.

“Se transformes num foco de luz e extinguirás a sombra em torno, é isto que este videoclipe passa, não aceite tudo calado, não fique olhando para o lado.  Ilumina te e não te faltarás claridade no caminho. Continue emitindo essa luz que há dentro de você, pois assim encontrará em seu caminho tudo aquilo que sempre almejou, a harmonia, a paz e o amor”, comenta Jeanne Louise.

“A música fala sobre falsas profecias, proferidas por falsos profetas, aos quais somos levados a acreditar ao longo da existência da humanidade. E como devemos agir ao descobrir que acreditamos em mentiras? É com um ‘sai da frente’”,  como escrevi em um dos trechos, comenta Alex Motta, compositor da letra.

“A música, como as outras artes,  mais do que nunca, têm exercido um papel de protagonismo, como um meio fundamental para a saúde mental das pessoas que, durante a pandemia,  se viram trancafiadas, dentro de casa e, claro, mais do que nunca, as artes, têm demonstrado sua eficácia como expressão, entretenimento, relaxamento, lugar do lúdico, realidade, vivência, cura, expansão cultural, social e econômica, comenta a diretora, Elizabete Martins Campos. Para mim, é sempre potente poder trabalhar com a música como base para o audiovisual.

“Foi surpreendente ter recebido esse convite, em meio a toda essa turbulência e ao ver o contexto do trabalho eu fiquei, imensamente, grata por ter participado do processo com essas super artistas, vejo, neste projeto, uma forma de expressar o quanto queríamos soluções e proteção para nossa sociedade.  Sei que este videoclip veio para trazer mesmo que, sutilmente, um pouco de esperança para nós que participamos diretamente e, espero que, agora, para mais pessoas que poderão assistir em streaming”, comenta a realizadora audiovisual, fotógrafa e designer, Leliane de Castro.

Era início do mês de maio de 2020, quando o telefone da diretora Elizabete tocou, na casa que estava recolhida, em Igarapé, (MG) devido a pandemia.  “Era a Jeanne e ela chorava, havia muito tempo que não falávamos. Ouvi do outro lado da linha, uma amiga e parceira das antigas, uma mulher e artista, que preocupa com os outros, naquele momento me disse que precisa realizar um videoclipe com a música ”PROFECIA”, que ela queria passar uma mensagem para as pessoas , conta Elizabete.

As etapas de pesquisas, roteiro, produção e filmagem do videoclipe “PROFECIA”foram realizadas com recursos próprios dos artistas, durante maio e junho de 2020. As etapas Montagem, Finalização, Divulgação e Lançamento do videoclipe foram realizadas por meio da Lei Aldir Blanc de Betim, em janeiro  de 2020.

 

LETRA DA MÚSICA

intérprete / cantora Jeanne Louise

Composicão Alex Motta

 

Nem toda profecia se realizou,

o mundo até agora não se acabou,

o bom e velho Cristo ainda não voltou

e o País do futuro ainda não emplacou ;

 

Não deixe criança sua inocência perder,

Não pense que a vida não ama você;

Aqui nesse mundo você tem que saber,

Hoje você ganha, amanhã pode perder;

 

Refrão

Então sai da frente e não vai dizer que a vida trai,

Pois se hoje você cai, amanhã levanta e vai;

 

Macacos me mordam se eu ficar por aqui,

Olhando pros lados sem saber onde ir,

Almoçar amargura e jantar depressão,

São Jorge me ajude a matar esse dragão.

SOBRE OS ARTISTAS

JEANNE LOUISE

É cantora, compositora autoral, natural de Betim, formada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI-FUOM) e Pós-Graduada em Artes e Educação, com ênfase em Musicoterapia, pelo  Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB). Aos  sete anos de idade, descobriu seu amor pela música, quando iniciou seus estudos com aulas de piano e violão. Estudou por mais de cinco anos na  Escola de Canto Babaya e fez Cursos de Percepção Musical (Musicalização), Regência e Coral com  Márcio Miranda Pontes. Na década de 1990 funda a BANDA INCAS. Em carreira solo, no ano de 2005 gravou seu primeiro CD, que levou o nome de “Indagações”.  Após o sucesso do CD, também foi lançado o seu primeiro clip “TOMA JUIZO CRIANÇA”. Em 2020 gravou seu segundo clip “JOÃO do BRASIL”, retratando a realidade social do País e, em 2021 lança o terceiro clip ”PROFECIA”. Jeanne Louise  tocou na abertura de show de artistas como 14 Bis, Falamansa, Hanói e Hanói, Barão Vermelho, Zeca Baleiro, Jota Quest, Fábio Júnior, Lobão, Jorge e Mateus, entre outros. A artista tem participação ativa na vida artística, cultural e sócio-educativa de Betim. Desde 2005, atua como regente e coordenadora do Projeto Canto Coral nas escolas Municipais de Betim, o qual possui como parceiro o maestro Márcio Pontes, responsável pela Escola de Música SABRA  (Orquestra Sinfônica de Betim ,Orquestra Infanto-juvenil  de Betim e Curso de Musicalização Infantil), levando música e cultura para toda a cidade.

ALEX MOTTA

É artista visual, compositor, músico e baterista.  Natural de BH, formado em Arte e Educador pela Escola Guignard-UEMG.  É baterista e compositor de várias músicas interpretadas pela cantora Jeanne Louise.

ELIZABETE MARTINS CAMPOS

A cineasta e jornalista, Elizabete Martins Campos, nasceu em Conselheiro Pena, Minas Gerais (MG). É formada em Comunicação Social, bacharel em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte- UNI/BH.  Roteirizou, produziu e dirigiu “Vale do Barro”, “Feira Hippie”, “Mulheres em Movimento”, “In e/ou Out’, “Dona do Terço” , “Filhos Separados pela Injustiça, “Que Coso”,  “My Name is Now, Elza Soares” e  “A Criatura Sou Eu Ontem”. Vencedora, em 2019, do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias Melhor Filme Documentário – Júri popular e Melhor Trilha Sonora Original – Júri Oficial, depois de ter percorrido mais de 30 festivais de cinema, ficando em cartaz em 27 salas de cinema no Brasil e no exterior, com o filme “My name is Now”, em 2018 e 2019, por meio do projeto Circulabit – Circuito Interativo de Criação e Difusão do Audiovisual em Multiplataformas, idealizado por ela. Em televisão, foi videoreporter, repórter, roteirista e produtora no  Agenda, REDE MINAS- TV CULTURA, um dos mais expressivos programas do segmento no Estado. Trabalhou como diretora, câmera e roteirista no Museu da Imagem e do Som – MIS (antigo Centro de Referência Audiovisual de Belo Horizonte– CRAV de Belo Horizonte).  Atualmente, dedica-se às pesquisas e desenvolvimento de novos projetos de longa-metragem e séries, em parceria com artistas e outras produtoras.

LELIANE DE CASTRO

É  artista visual, fotógrafa e design. Atualmente desenvolve o projeto “Artes Sentidos BH” que integra sua série de experimentações em videoarte, fotografia e ilustrações, sobre Belo Horizonte, sua gente, arte, cultura, lugares, saberes e sentidos, que serão reunidos e disponibilizados em plataforma digital. Em, “A Criatura Sou Eu Ontem”, exibido em 2020, pela RTP (TV de Portugal),  assina  assistência de direção,  finalização, registros fotográficos e cartaz.   Atua como fotógrafa, designer, assistente de produção e marketing na IT Filmes, Comunicação e Entretenimento no projeto Circulabit – Circuito Itinerante, Interativo e Laboratorial de Criação e Distribuição Audiovisual em Multiplataformas. Trabalhou como designer gráfica, fotógrafa e marketing na distribuição do longa “My Name is Now, Elza Soares”. Trabalhou como designer gráfico no projeto “Cerne Educação: para a Sustentabilidade” da Universidade FUMEC, assistente de produção no “Tempo_Festival – Festival Internacional de Teatro”, e no Seminário “Noite com Vampiros”, da Caixa Cultural, ambos no Rio de Janeiro.  Foi designer gráfica e fotógrafa do projeto  “Tecnicolor Projeto” – Produtora Cultural carioca e na peça teatral “Tampografia”. Foi Monitora da exposição “Da Vincis do Povo, Cai Guo-Qiang’s”, no CCBB e da Oficina de “Pipas Cia Guo. Cai Guo-Qiang’s”, junto a Comunidades, ambas no Rio de Janeiro e estagiou na coordenação de projetos no Instituto Amilcar de Castro, em Belo Horizonte. Em 2019 funda a Áurea Audiovisual, Design Integrado e Marketing Digital, onde vem desenvolvendo projetos com outros artistas e prestando serviços a  projetos, empresas e artistas.

 

FICHA TÉCNICA

VIDEOCLIPE “PROFECIA”

Intérprete / Cantora  JEANNE LOUISE

Videoclipe / Música PROFECIA

Composição / música ALEX MOTTA

Direção e Roteiro  ELIZABETE MARTINS CAMPOS

Fotografia, Montagem,  Finalização, Comunicação,  Lançamento

Elizabete Martins Campos, LELIANE DE CASTRO

Lançamento do vídeo videoclip “PROFECIA” de JEANNE LOUISE

Música ALEX MOTTA

Direção ELIZABETE MARTINS CAMPOS

DATA:  01 de fevereiro, segunda-feira

HORÁRIO: 17h

ONDE: Plataformas digitais e Redes Sociais de Jeanne Louise:

📺   You Tube: https://youtu.be/YRKZkMKQNSk

📺   Vimeo: https://vimeo.com/505015765

📺   Facebook – https://www.facebook.com/jeannelouise.natal

📺   Instagram – https://www.instagram.com/jeannelouise.natal/