BAILE DA SAUDADE

ficção . 80 min . drama . musical . livre

“Baile da Saudade” é um drama com elementos da comédia e da dança, de 80 minutos, que narra a trajetória de três mulheres negras que lutam juntas para sobreviver na solidão das cidades.

sinopse

Zaila, Nina e Aurora, são três mulheres negras que lutam juntas para sobreviver na solidão das cidades. Zaila é jornalista e tornou-se uma youtuber famosa. Ela tem aproximadamente trinta anos. Quando se separa do ex-marido, Zaila tenta reaproximar-se de sua mãe e de sua irmã, na busca de seus antigos afetos e de resgatar sua identidade, depois de uma relação abusiva.

 

Nina é desenhista, faz ilustrações e quadrinhos autorais e tem aproximadamente quarenta anos. Ela tenta encontrar um grande amor, enquanto decide largar seu trabalho numa agência publicitária para viver de sua arte. Aurora é conhecida como a “Dama do Soul” no Baile da Saudade, onde é frequentadora assídua desde o início do evento nos anos oitenta.

Ela é professora aposentada e uma das lideranças da comunidade onde mora. Mãe de Nina e Zaila. É viúva do primeiro casamento com Jandir, sindicalista e desaparecido político, e divorciada de Cassiano, também metalúrgico e sindicalista que é um exímio dançarino de soul. Aurora também foi metalúrgica durante anos e com muito esforço tornou-se professora de história do ensino médio de escola pública. Lutou durante muito tempo para saber do paradeiro de Jandir e dos responsáveis pelo sumiço dele.

 

O Baile da Saudade é uma festa fictícia que celebra a música e a dança funk soul da década de setenta, que ocorre no Distrito Industrial, local onde as três personagens cresceram e construíram boa parte de suas histórias. A festa é inspirada no evento real homônimo que é uma das principais referências da cultura popular negra de Belo Horizonte.