CAMINHOS MUSICAIS

13×52 . musical . adulto

“Caminhos Musicais” é uma série que investiga, resgata, registra e divulga o percurso estético das composições brasileiras, das origens até à contemporaneidade, com destaque para a música autoral independente atual, seus processos criativos, influências e desdobramentos, criando fluxos sonoros e visuais.

A primeira temporada da série é organizada em três eixos temáticos, em torno da música feita por mineiros, sendo: origens musicais, música colonial/sons do sertão e música mineira contemporânea, divididos em 13 capítulos, de 52 minutos, cada um, ordenados por épocas, diversidades de gêneros musicais e artistas, diferentes regiões e culturas mineiras.

O terceiro e maior eixo da temporada, parte da zona rural de Minas Gerais para a capital, Belo Horizonte, revelando confluências musicais, diversidades, força, beleza e potencial estético da música mineira da atualidade, filmando shows, entrevistas, bastidores, performances musicais etc. com artistas convidados, bem como materiais de arquivos.

O roteiro tem como fio condutor principal músicas, letras e depoimentos, com linguagem informativa, musical, lírica, revisitando culturas e costumes das mais distintas regiões de Minas Gerais, territórios artísticos, musicais, memórias e identidades coletivas e individuais, apresentando uma cartografia das composições produzidas em Minas Gerais, com pesquisas a partir do século XVI, com sons da natureza, presença indígena,  passando pelo período marcado pela chegada dos colonizadores à procura de ouro e pedras preciosas no Estado de MInas Gerais, até os dias atuais.