MARIA ALCINA
AlegriaBrasil
um filme de Elizabete Martins Campos
LONGA-METRAGEM
Um musical fantástico com a diva da performance musical-cênica, Maria Alcina.
Uma Obra alto astral. O cinema tem o poder de cura, toca de diferentes formas e transforma as pessoas. O filme aposta em imprimir o estado da graça, ri das coisas simples da vida, cantar e rir, cantar e dançar, o Brasil da alegria.
O cinema e seu impacto além da tela, com diferentes desdobramentos como o Concurso de Música na Zona da Mata para trilha do Filme.
Um fluxo fílmico
75 minutos, colorido e P&B.
Uma Obra que cria, produz, filma e divulga diálogos entre música, dança, artes cênicas, visuais, fotografia, poesia e cultura popular brasileira.
cachoeira é cinema
Como disse Humberto Mauro, “cachoeira é cinema”, assim, o filme será fluido como uma cachoeira, como as águas, como a própria música, corrente como a harmonia, livre, como Alcina, que canaliza isto tudo com seu espírito musical e alegre.
Alcina é a cara do Brasil musical, transita entre MPB, samba, samba-enredo, samba-rock, coco, marchinha, forró, maxixe, carimbó, bolero, chá-chá-chá, manguebeat, música eletrônica etc.
No filme, Alcina é o povo, a travessia de si e de uma gente. O deslocamento, provocado pelo jogo cênico, musical, o riso, o choro, o canto. Alcina com sua voz grave, seu visual extravagante, irreverente, andrógino e excêntrico, é personagem perfeita para o tipo de trabalho buscado neste projeto, em ser cinema expandido, experimental e orgânico.
Assim, fazer música é fazer cinema, o fio condutor passa, necessariamente, por esta vertente e será feito a partir de canções de diferentes épocas, bem como novas criadas para o filme.
Encontro, criação e afeto
Um instrumento de encontro, criação e afeto, uma homenagem a uma das maiores artistas do Brasil, Maria Alcina.
Maria Alcina
Alegria Brasil
Projeto em fase de pesquisas e desenvolvimento.
Colabore
Tem alguma imagem ou vídeo com a Maria Alcina, que tal contribuir?