Duas oficinas oferecidas como atividades formativas (Roteiro Cinematográfico para Iniciantes e Introdução ao Desenvolvimento de Jogos eletrônicos para iniciantes) e a Mostra ocupará espaços que possuem condições de acesso para receber público diverso.
Inscrições encerradas. Todos os selecionados serão comunicados por meio de nossa produção.
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de acesso a informações e ferramentas para explorar técnicas essenciais para desenvolver roteiros, desde a concepção da ideia até a estrutura narrativa e diálogos.
Público-alvo: artistas, estudantes e todas as pessoas interessadas na construção de narrativa cinematográfica. Não é necessário conhecimento prévio na área.
Pré-requisitos: Moradores de Betim acima de 16 anos de idade.
Oficina destinada a interessados em desenvolvimento de jogos eletrônicos. Os participantes serão introduzidos aos processos básicos de concepção de um jogo, tendo uma visão geral sobre o assunto.
Público-alvo: Esta oficina é realizada pela 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, em parceria com o Instituto Ramacrisna, junto aos alunos do Instituto interessados em desenvolvimento de jogos. Não é necessário conhecimento prévio na área.
Pré-requisitos: Estudantes acima de 14 anos matriculados no Instituto Ramacrisna.
A oficina terá duração total de 10 horas, ao longo de 6 dias.
Explicações sobre noções básicas do conteúdo de uma narrativa fílmica: O surgimento da ideia, a percepção do seu tema e a construção do tempo e espaço, que a narrativa se desenrola.
Exibição de trechos de filmes que ilustram o que está sendo ministrado e cada etapa prática do processo de escrita: Logline, storyline, sinopse, escaleta, argumento e roteiro. Projetando no telão exemplos de cada um desses documentos. Ao fim do dia será pedido que cada um dos participantes crie uma storyline original e traga no dia seguinte.
Neste será discutindo as storylines criadas pelos alunos. Em seguida discutido sobre a concepção e construção de personagens, com noções básicas de caracterização, conflito dramático, seus objetivos versus seus desejos, a relação entre protagonista e antagonista, além de exemplos de arquétipos fílmicos com exibição de cenas chaves de filmes famosos que exemplificam alguns desses modelos. Ao fim do dia será pedido que cada um dos participantes crie um pequeno texto descrevendo o protagonista de sua storyline e traga no dia seguinte.
Neste dia será discutido os personagens protagonistas criados pelos alunos. Em seguida discutido sobre estruturas narrativas, o arco dramático dos personagens, incidente incitante, pontos de virada e clímax, os eventos versus ações dramáticas que compõem a história e o ponto de vista escolhido. Por fim será pedido que eles usem a storyline e a descrição de personagem feitas, anteriormente, para construírem em aula uma sinopse completa de um filme original.
» Seminário – Betim cidade criativa – Estratégias para o desenvolvimento do audiovisual local
data: 09 de maio de 2024
horário: 19 horas
local: Casa da Cultura Josefina Bento
» Filmes da Mostra
Data de 08 a 12 de maio
Local: Cineart Monte Carmo
Horário: participante escolhe na programação
. Assistir dois filmes de longa-metragem presentes na grade de programação da Mostra
TODOS PARTICIPANTES QUE CUMPRIREM A GRADE DO CURSO RECEBERÃO CERTIFICADO.
Diretor e Roteirista. Graduado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário UNA.
2016 – Participou do 1º MixLab Spcine – 24º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Duração: 16 horas.
2016 – Participou da oficina GIF à Milanesa – 15a Mostra do filme Livre. Professor: Leo Pyrata. Duração: 12 horas
2016 – Participou da oficina “Dramaturgia Formal: As Narrativas do Filme-ensaio” – 19a Mostra de Cinema de Tiradentes. Professor: Joel Pizzini / Duração: 24 horas.
2016 – Participou do encontro com a cineasta Romana S. Diaz promovido pelo Centro Universitário UNA / Duração: 8 horas.
2015 – Curso O Poeta da Palavra e da Imagem – Curso Debate Sobre a Obra de Joaquim Pedro De Andrade. Professor: Ataídes Braga / Duração: 5 horas.
2015 – Oficina Sistemas Interativos para Live Cinema – Lumiar – 2° Festival Interamericano de Cinema Universitário. Professor: Luiz Gustavo Vianna / Duração: 9 horas.
2015 – Oficina de operação de Câmera Black Magic. Professor: Gustavo Pains / Duração: 10 horas
2015 – Oficina de som direto – Lumiar – 1° Festival Interamericano de Cinema Universitário. Professor: Pedro Aspahan / Duração: 9 horas.
2014 – Melhor Trabalho Interdisciplinar Dirigido (TIDIR) do 2º Módulo do Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário UNA. Belo Horizonte-MG.
Perto da meia-noite (longa-metragem) – Diretor e Roteirista
A oficina terá duração total de 10 horas, ao longo de 6 dias.
Introdução ao processo de desenvolvimento de jogos. Cenceptualização e design. Formas de investimento e publicação. Apresentação da ferramenta Godot Engine para a criação de Jogos.
Conceitos básicos de programação. Imagens e animações 2d para jogos.
Áudio, testes e compilação. Publicação online dos jogos desenvolvidos.
» Seminário – Betim cidade criativa – Estratégias para o desenvolvimento do audiovisual local
data: 09 de maio de 2024
horário: 19 horas
local: Casa da Cultura Josefina Bento
» Filmes da Mostra
Data de 08 a 12 de maio
Local: Cineart Monte Carmo
Horário: participante escolhe na programação
. Assistir dois filmes de longa-metragem presentes na grade de programação da Mostra
TODOS PARTICIPANTES QUE CUMPRIREM A GRADE DO CURSO RECEBERÃO CERTIFICADO.
Graduado em jogos digitais e especialista em desenvolvimentos de sistemas web pela PUC Minas. Mestre e doutorando em estudos de linguagens pelo CEFET-MG, na linha de pesquisa literatura, cultura e tecnologia.
Professor da Universidade FUMEC, atua nos cursos de Ciência da Computação, Computação Gráfica e Design de Games.
Leciona disciplinas de desenvolvimento de games, gestão de projetos, lógica de programação, realidade virtual, projetos de interfaces e interação homem-máquina. Foi sócio da Waytaxi, onde também atuou com pesquisa e desenvolvimento. Participou como desenvolvedor e consultor de diversos projetos relacionados à jogos digitais e computação gráfica. Integrou o projeto Aladim, na UFMG, voltado para a criação de jogos para alfabetização e letramento de crianças.