cartaz-mockup_cartaz-A3-3 cópia 2
Background line

1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM

Seminário Betim cidade criativa

Estratégias para o desenvolvimento do audiovisual local

Data: 09/05/2024, quinta-feira às 19 horas.
Local: Shopping Monte Carmo

Programação dedicada a explorar o potencial do setor audiovisual na cidade de Betim e discutir estratégias eficazes para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento.

Reúne profissionais, empreendedores e entusiastas do audiovisual para compartilhar experiências, ideias e debater sobre o futuro do setor na região.

SEMINARISTA

César Piva

Gestor cultural com trajetória de 30 anos de trabalho, atuando na formação de redes de cooperação envolvendo agentes culturais, gestores e organizações da sociedade civil, universidades, empresas privadas e governos, tendo foco estratégico na implantação de territórios criativos e educativos para o desenvolvimento local sustentável.

Sua formação combina uma intensa e permanente jornada autodidata, com uma graduação em Sociologia, uma especialização em Cultura e Educação, e, recentemente, um MBA de “Inovação e Empreendedorismo” na Universidade de São Paulo – USP.

Entre 1992 e 2000 destaca-se: na coordenação do “Orçamento Participativo Cultural” da Prefeitura de Belo Horizonte; na organização da “Campanha Diamantina Patrimônio Cultural da Humanidade”; na organização do “Centenário Carlos Drummond de Andrade”. Em 2001 e 2002 trabalhou no escritório da UNESCO Rio de Janeiro, coordenando o Programa “Fala Galera: Cultura, Cidadania e Juventude”.

César Piva

Em 2002, já em Cataguases, participa da criação de um “Programa de Cultura e Desenvolvimento Local” atuando na coordenação de inúmeras ações, em especial, a partir de 2005 com: a incubadora cultural da FÁBRICA DO FUTURO e a rede de cooperação internacional do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (2005-2014); a Rede do Programa VIVO LAB (2007-2012); dos projetos TELA VIVA de Cinema Itinerante e ESCOLA ANIMADA da Rede Cineclube (2007-2019); e as diversas edições do FESTIVAL DE VER E FAZER FILMES (2008-2019). No setor musical,a partir de 2020, o destaque é a organização do Projeto CIDADE DA MÚSICA em São João Nepomuceno (MG), com foco em um arranjo criativo e produtivo capaz de mobilizar profissionais da música e do audiovisual na região. 

No âmbito das políticas públicas, entre 2005 e 2011, participou ativamente nas conferências nacionais, estaduais, municipais e intermunicipais de Cultura realizadas no Brasil. Foi membro-fundador do Conselho Nacional de Políticas Públicas (CNPC) e diretor da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), ambos do Ministério da Cultura do Governo do Brasil.

No mercado audiovisual integra o Sindicado da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais SINDAV-MG, a Câmara Setorial de Comunicação e Audiovisual da Federação das Indústrias de Minas Gerais FIEMG. No setor destacou-se na coordenação de ações que resultou na realização, em 2019, de um edital inédito de COINVESTIMENTOS REGIONAIS, que combinou recursos do Fundo Setorial do Audiovisual da Agência Nacional de Cinema – ANCINE, com recursos da Lei de isenção fiscal da empresa ENERGISA em Minas Gerais, em parceria da Prefeitura Municipal de Cataguases e a mediação da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira.      

Durante os anos anos da pandemia do Covid 19 organizou ações de sustentação do Polo Audiovisual, em especial, com a criação do canal de streaming POLOAUDIOVISUAL.TV, plataforma digital que disponibilizou gratuitamente boa parte da produção realizada na região, com longas e curtas metragens, documentários e séries, lives musicais, webinários, seminários e cursos online e na implantação do ANIMAPARQUE, em Cataguases, como centro de excelência em formação, criação e produção com foco no setor de Animação.

Já mais recentemente, em Juiz de Fora, participa da elaboração de um programa local que tem a missão de transformar a cidade em um “Polo Internacional de Economia Criativa”.  Assim, em 2022, organiza na cidade o “1º Fórum Próximo Futuro”, com palestras e painéis de importantes agentes da cultura, tecnologia, comunicação e urbanismo do Brasil e do exterior. 

Em 2023 lançou as bases do Projeto FÁBRICA ANIMADA, envolvendo a Prefeitura de Juiz de Fora, o Sebrae, o Instituto Albert Sabin e o Moinho Hub de Inovação, entre outros agentes da região. Já em Cataguases, inaugurou o Estúdio-Escola MIDIAPARQUE, como centro de excelência em formação e produção do setor de Animação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.   

Para gestão dessas ações, desde 2008 é presidente do Instituto Fábrica do Futuro e a partir de 2016 assume também a presidência da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, ambas instituições com sede em Cataguases, Minas Gerais. Em 2024, assume a coordenação do Comitê de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região – ADJFR.

Patrocínio


Apoio cultural


Promoção


Realização


07 a 12 de Maio.24 / 100% Gratuito


® 2024 Mostra Betim . IT FILMES