Programação inclusiva e 100% gratuita conta com exibições de filmes, oficinas, seminário, lançamento de documentário sobre Betim e exposição de fotos em espaços pela cidade
Betim está prestes a se transformar na capital do cinema brasileiro. De 07 a 12 de maio, a cidade é cenário da 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, um evento que promete o melhor do cinema nacional e local, com exibições em salas de cinema do Grupo Cineart, e uma versão itinerante que percorre diversos espaços, nas dez regionais da cidade.
Segundo a cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos, idealizadora da Mostra, estão sendo selecionados filmes, por uma curadoria, que refletem a riqueza e a diversidade do cinema brasileiro contemporâneo. “Apresentaremos ao público betinense Obras realizadas por cineastas independentes, de diferentes regiões do País, abrangendo uma ampla gama de linguagens cinematográficas, culturais e estéticas”, adianta.
Desde ficção e animações cativantes até documentários impactantes, cada filme oferecerá uma visão única e envolvente da cultura de nossa sociedade. “Com mais de 24 filmes a serem programados, incluindo curtas, médias e longas-metragens, a Mostra promete uma experiência cinematográfica memorável para todos os amantes do cinema”, completa.
Além da Mostra Nacional, o evento inédito no município da Região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), conta ainda com atrações que prometem trazer o clima da sétima arte para a população nas dez regionais da cidade.
“Para garantir a democratização e magia do cinema para a população local, a MOSTRA acontecerá integralmente no Município de Betim, com todas as atividades gratuitas em salas de cinema profissional e, em diferentes espaços da cidade, sendo os locais dotados de condições de acessibilidade, o que permitirá o acesso facilitado aos portadores de necessidades físicas e motoras, bem como crianças e idosos. Também acontecerão sessões de filmes com acessibilidade, bem como transmissões ao vivo pela internet de atividades.
Talentos locais em destaque
A “MOSTRA BETIM”, com programação de filmes locais, é um atrativo importante do evento. Assim como Elizabete Martins Campos, diretora do premiado longa “My Name is Now, Elza Soares”, outros cineastas da cidade produziram grandes Obras, que merecem destaque, portanto a 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM terá uma programação especial para que a população conheça o talento desses profissionais do audiovisual municipal.
“A 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é uma oportunidade não apenas de celebrar os talentos locais, mas também de dar voz e visibilidade às suas histórias e perspectivas únicas. É hora de mostrarmos ao mundo o brilho dos nossos cineastas e o potencial criativo da nossa comunidade. Mal posso esperar para ver o orgulho estampado no rosto destes artistas quando suas obras ganharem destaque na tela grande, em alto e bom som,” comenta Elizabete.
Celebração da cidade
O documentário inédito “BETIM VIVA”, que vem sendo rodado nos últimos três anos, será lançado oficialmente durante a MOSTRA. Não apenas para enriquecer o evento, mas também para ser uma homenagem à história e à diversidade cultural da cidade, que completou 85 anos em 2023. O documentário pesquisa, registra e divulga, por meio de entrevistas com antigos e novos moradores da cidade, historiadores, pesquisadores e profissionais das áreas culturais, ambientais, a documentação da fauna, flora, recursos hídricos, paisagens, tradições, costumes, oralidades, riquezas humanas, culturais e artísticas da cidade.
Em paralelo, uma EXPOSIÇÃO DE FOTOS, gratuita, com as imagens do filme sobre Betim estará disponível à visitação de 8 a 31 de maio, no Museu Paulo Araújo Gontijo, no centro da cidade.
Capacitação e formação
A oficina de ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO PARA INICIANTES foi pensada para capacitar os participantes, com ou sem experiência prévia, mirando descobrir novos talentos e despertar o interesse pelo cinema como expressão artística e também profissional. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial da Mostra.
A Mostra contará ainda com a oficina “INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA INICIANTES”, cujo público será dos jovens atendidos pelo Instituto Ramacrisna em sua sede no bairro Santo Afonso. As vagas já foram preenchidas para essa atividade.
Diálogo aberto
O seminário – Betim cidade criativa – estratégias para o desenvolvimento do audiovisual local será o espaço para o debate sobre as estratégias de crescimento do setor audiovisual. Profissionais experientes estarão reunidos para compartilhar conhecimentos e explorar novas direções para o desenvolvimento cultural e econômico da região por meio do cinema.
A 1ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é patrocinada pelo Grupo Sada, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Apoio do Grupo Cineart, Prefeitura Municipal de Betim e Instituto Ramacrisna. Realização iT Filmes e Governo de Minas Gerais — Governo diferente, Estado Eficiente.
Idealização
Elizabete Martins Campos, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema de Betim, é roteirista, diretora e produtora cinematográfica e de TV, nascida em Conselheiro Pena, Minas Gerais, chegou em Betim com 4 anos de idade. Formada em jornalismo, em 2002, pelo UNI-BH, estudou cinema expandido e montagem, em disciplinas de cinema da Faculdade de Belas Artes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Membra da Academia Brasileira de Cinema (ABC) e do Sindicato dos Jornalista Profissionais de Minas Gerais.
Trabalhou como documentarista no CRAV (Centro Audiovisual de Belo Horizonte) atual MIS (Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte). Foi repórter, produtora e videoreporter no Programa Agenda – na TV Rede Minas. Em 2009, funda a IT Filmes, Comunicação e Entretenimento, registrada na ANCINE, como produtora independente, distribuidora e exibidora brasileira e, que em 2024 completa 15 anos.
Roteirizou, dirigiu e produziu os filmes: “My Name is Now, Elza Soares”, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Nacional, categorias Melhor Filme de Longa-Metragem Documentário – Júri Popular e Melhor Trilha Sonora Original – Júri Oficial, além de curtas e médias-metragens, entre eles “Vale do Barro”, “Feira Hippie”, “Mulheres em Movimento”, “In e/ou Out’, “Dona do Terço”, “Filhos Separados pela Injustiça”, “Elis Regina, na Parede da Memória“, “A Criatura Sou eu Ontem“, “Que Coso”. Atualmente, vem desenvolvendo o documentário “Maria Alcina, Alegria Brasil”, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata e a sua primeira ficção, “A Casa de Aurora”.
Em 2017 cria o projeto Circulabit – Circuito Itinerante, Interativo, laboratorial de Criação e difusão audiovisual em multiplataformas, que lançou e distribuiu o longa-metragem “My Name is Now, Elza Soares”, em salas de cinema, TVs abertas e fechadas e diversas plataformas de streaming, depois de ter passado por diversos Festivais e Mostra Nacionais e Internacionais, com premiações e expressiva mídia espontânea nos principais jornais do Brasil e Portugal e circulação expressiva em circuito gratuito em parceria com cineclubes, universidade.
A cineasta tem participado de importantes eventos da indústria criativa, com destaque para o “Rio Market – 2014”, “Indústria y Mercado – FICG30 México, 2015”, “Expo Max, Minas Gerais, 2017 e 2019”, 2° Fórum Audiovisual França-Brasil – Festival du Cinéma Brésilien de Paris e Oficina de Formatação de Projetos Audiovisuais – Prodav/ANCINE, 2016, realizada pela ANCINE em parceria com a REDE MINAS.
Produziu, entre 2009 e 2010 a “Mostra Udigrudi Mundial de Animação”, em Betim, MG, entre 2009 e 2011, em parceria com a Leite Filmes.
Atua junto à comunidade, desde 1979, quando acompanhou, junto à sua mãe, Maria Aparecida Campos, a fundação da Creche Comunitária Sorriso de Uma Criança, em Betim, Minas Gerais, onde fica a sede da IT Filmes.
SERVIÇO
1ª Mostra de Cinema de Betim
De 07 a 12 de maio de 2024
Onde: Cineart Betim e diversos espaços pela cidade
Inscrições e informações: www.mostrabetim.com.br
Contato imprensa: Márcio Antunes – (31) 99102.1567