Oficinas Audiovisuais
Apostando no presente e investindo no futuro a Mostra Betim oferece 10 OFICINAS E 200 VAGAS DE CAPACITAÇÃO AUDIOVISUAL com formatos práticos e intensivos.


Inscrições
a partir de 07/10
Cada oficina é uma porta de entrada para novas habilidades e um passo concreto para o desenvolvimento, com 6 horas de duração e 20 vagas disponíveis por turma.
Planejamento, elaboração e mecanismos de financiamento para audiovisual
Você tem uma grande ideia para um filme ou série, mas não sabe por onde começar? Essa oficina é o seu ponto de partida. Vamos desvendar juntos o ciclo de vida de um projeto audiovisual.
Com foco em profissionais e iniciantes que pretendem desenvolver seus próprios projetos audiovisuais, adquirir conhecimento e criar networking, a ementa engloba do planejamento aos caminhos práticos para elaborar e financiar sua obra.
Além de acumular conhecimentos necessários para começar profissionalmente seu projeto audiovisual, os interessados poderão ser selecionados para uma mentoria exclusiva no CIRCULABIT – incubadora de projetos audiovisuais ligados à produtora It Filmes.
Venha aprender a estruturar seu projeto e começar a colocá-lo em prática.
Público Alvo: Profissionais e iniciantes do audiovisual, cineastas, roteiristas, escritores, diretores, assistentes de direção, jornalistas, criadores de conteúdos, influencer, videomakers, publicitários, atrizes, atores, produtores culturais, professores, historiadores, sociólogos, estudantes, amantes da sétima arte. A partir dos 18 anos
Data: 29 (quarta-feira) e 30 (quinta-feira), 31 (sexta-feira) de outubro
Horário: 19h às 21h
Local: Espaço Mostra de Cinema de Betim (Monte Carmo Shopping – Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim – MG, 32604-345)
Gratuito. Vagas limitadas.

Luiz Guimarães é sócio fundador da empresa Casa Sete Produção Audiovisual. Formado em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário (UNA), ingressou na secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, onde atuou por 9 anos na diretoria de fomento cultural. Participou ativamente da comissão de análise do Estado de Minas Gerais, representando a área II – audiovisual, abrangendo cinema, vídeo, novas mídias e áreas afins. Durante esse período assumiu a presidência da comissão por um mandato. Atualmente, atua no longa-metragem “Alegria Brasil, estrelando Maria Alcina”, dirigido por Elizabete Martins Campos, no curta-metragem Acídia, dirigido por Fábio Geraldo e na direção do curta-metragem Névoas em fase de finalização.
Introdução ao documentário
O mundo ao seu redor está cheio de histórias esperando para serem contadas.
Que tal aprender a transformá-las em um filme? Nesta oficina, os participantes serão introduzidos ao universo do documentário, com aulas práticas referentes as etapas que envolvem realizar um filme documental: pesquisa, projeto e roteiro, pré-produção: da ideia inicial ao planejamento da logística, equipe e orçamento, produção e filmagem: técnicas de captação de imagem e som, pós-produção: introdução à montagem final e finalização.
A oficina incentiva a produção de um curta documental, como resultados das aulas práticas.
Inscreva-se e descubra o poder de documentar a realidade e contar histórias!
Público Alvo: Profissionais e iniciantes do audiovisual, cineastas, roteiristas, escritores, diretores, assistentes de direção, escritores, jornalistas, criadores de conteúdos, influencer, videomakers, publicitários, atrizes, atores, produtores culturais, professores, historiadores, sociólogos, estudantes, amantes da sétima arte. A partir dos 18 anos
Data: 29 (quarta), 30 (quinta) e 31 (sexta) de outubro
Horário: 14h às 16h
Local: IT Filmes (R. Rio Paraopeba, 95 – Laranjeiras, Betim – MG, 32676-276)
Gratuito. Vagas limitadas.

Fred Tonucci é formado em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Iniciou sua carreira audiovisual na Rede Minas de Televisão. Na TV Justiça, foi diretor na série documental “Justiça Seja Feita” (18 episódios), produzida pela Aldeia Produções. Em parceria com o artista plástico Carlos Bracher, dirigiu a trilogia documental “Nos Passos de Aleijadinho, Minas seu Nome é Liberdade” e a “Série BH”.
Jogos eletrônicos
Que tal parar de apenas jogar e fazer seus próprios jogos eletrônicos? Nesta oficina, os participantes vão mergulhar no universo do desenvolvimento de jogos eletrônicos de uma maneira descomplicada e divertida. Vamos explorar os fundamentos da criação de games como mecânicas de jogo, desenvolvimento de recursos gráficos e game design. Além de claro, colocar a mão na massa para desenvolver uma pequena experiência interativa. Um espaço para misturar criatividade e tecnologia.
Público Alvo: Oficina realizada em parceria com o Instituto Árvore da Vida, exclusiva para os alunos.
Data: 04 (terça-feira), 05 (quarta-feira) e 06 (quinta-feira) de novembro
Horário: 14h às 16h
Local: Árvore da Vida

Lucas Diego Gonçalves da Costa é Mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, pesquisador na área de Literatura, Cultura e Tecnologia. Professor da Universidade FUMEC, atua nos cursos de Ciência da Computação, Computação Gráfica e Design de Games. Leciona disciplinas de desenvolvimento de games, gestão de projetos, lógica de programação, realidade virtual, projetos de interfaces e interação homem-máquina. Foi sócio da Waytaxi, onde também atuou com pesquisa e desenvolvimento. Participou como desenvolvedor e consultor de diversos projetos relacionados à jogos digitais e computação gráfica. Integrou o projeto Aladim, na UFMG, voltado para a criação de jogos para alfabetização e letramento de crianças.
Animação para iniciantes
Essa oficina estimula a experimentação e a criação, apresentando um panorama das diversas técnicas de animação, do tradicional ao digital. A proposta inclui um exercício prático, e ao final os participantes criarão sua própria peça animada a partir de fotos e/ou imagens estáticas, explorando os princípios fundamentais do movimento em contar histórias quadro a quadro.
Público-alvo: Oficina realizada em parceria com a Escola Municipal Raul Saraiva, exclusiva para os alunos.
Data: 04 (terça-feira),05 (quarta-feira) e 06 (quinta-feira) de novembro
Horário: 7h às 9h
Local: Escola Municipal Raul Saraiva

Bianca Rodrigues Pacheco é ilustradora freelancer com conhecimento em artes digitais e tradicionais. Atual estudante de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. Experiência em palestras e oficinas educacionais.
Roteiro para iniciantes: da ideia ao roteiro
Toda grande história do cinema nasce de uma boa escrita. Esta oficina intensiva tem como objetivo fundamental introduzir os participantes aos conceitos básicos do roteiro audiovisual e guiá-los pelas etapas essenciais para construir uma narrativa estruturada e envolvente. Por meio de exercícios práticos, a oficina busca estimular iniciantes na escrita criativa audiovisual, capacitando-os a contar e formatar suas próprias histórias.
O que é e qual a função um roteiro audiovisual? Quais etapas do desenvolvimento de um roteiro: da ideia inicial ao roteiro final. ideia: Como identificar uma boa ideia. Logline: a síntese da história em uma frase. Storyline e sinopse: Construindo o esqueleto da narrativa. Perfil dos personagens: desenvolvendo camadas e motivações. Argumento: expandindo a ideia para um texto coeso. Estrutura ou escaleta: a organização da narrativa em blocos. Roteiro: elementos básicos de formatação e estrutura. Passando pela importância do storyboards e moodboards.
Público-alvo: Oficina realizada em parceria com a Escola Estadual João Guimarães Rosa, exclusiva para os alunos.
Data: 06 (quinta-feira) e 07 (sexta-feira) de novembro
Horário:19h às 22h
Local: Escola Estadual João Guimarães Rosa

Sávio Leite é um comunicador, cineasta, professor e curador mineiro. Com graduação (Newton Paiva) e mestrado (UFMG) na área de Comunicação e Artes Visuais, ele se especializou em cinema de animação, disciplina que leciona no Centro Universitário UNA e na UEMG – Cataguases (Universidade do Estado de Minas Gerais). Como diretor, Sávio tem curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais e, em 2018, venceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Curta.
Leite também é criador e coordenador da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação e do TIMELINE – Festival Internacional de Arte Eletrônica de Belo Horizonte. É curador do CINE DESIGN – Mostra Internazionale di Audiovisivo Sperimentale e Film de Animazione di Vigevano / Itália e já atuou como jurado em diversos festivais dentro e fora do Brasil. No mercado editorial, organizou os livros “Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais” (2013), “Maldita Animação Brasileira” (2015) e “Diversidade na Animação Brasileira” (2018). Em 2017, lançou a coletânea em DVD “MUMIA de Animações Mineiras” em comemoração ao centenário da animação brasileira. Traduziu os livros “Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau – Teoria e prática de um cinema junto ao povo” (2018), “A forma realizada: o cinema de animação” (2020) e “Marta Rodriguez: Uma vida frente à câmera” (2025). Além disso, editou o livro “Uma introdução ao Cinema Underground americano” (2022), de Sheldon Renan.
Direção de fotografia
Esta oficina oferece uma introdução intensiva aos fundamentos da Direção de Fotografia (DF), a alma visual do cinema. O objetivo principal é colaborar para capacitar os participantes, explorando ferramentas e técnicas essenciais para a construção da linguagem visual de um filme ou vídeo, estimulando a criatividade na criação de imagens impactantes.
O conteúdo introduz fundamentos da imagem cinematográfica, passando por luz, sombra, exposição, temperatura de cor e balanço de branco, continuidade visual e o corte, equipamentos e técnicas de Iluminação, tipos de câmeras, lentes e dicas de esquemas básicos de iluminação.
Público Alvo: Profissionais e iniciantes de cinema e vídeo, fotógrafos, operador de câmera, assistente de câmera, eletricistas, maquinista, cineasta, logger, diretor de arte, produtor de vídeo, design, jornalistas, publicitários, social media, influencer, atrizes, atores, produtores culturais, professores, entre outros.
Data: 11 (terça-feira) e 12 (quarta-feira)
Horário: 17h às 20h
Local: Studio Cerri – R. Catanduva, 548 – Filadélfia, Betim – MG, 32670-196
Gratuito. Vagas limitadas.

Ciro Thielmann é diretor de fotografia, formado em Comunicação Social pela UFMG e em Mídia e Artes (Media und Kunst) pela Universidade Bauhaus, em Weimar, Alemanha. Com uma carreira diversificada, atua em projetos audiovisuais que abrangem cinema ficção e documentário, videoclipes e filmes publicitários.
É co-criador do coletivo audiovisual Paisagem Lava, onde colabora como diretor de fotografia em diversas produções. Ciro também assina a direção de fotografia de dois longas-metragens dirigidos por Ricardo Alves Jr.: ‘Tudo o que Você Podia Ser’ e ‘Parque de Diversões’, vencedor do prêmio Abraccine de Melhor Filme na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Assina também a direção de fotografia do longa “Alegria Brasil, estrelando Maria Alcina”, de Elizabete Martins Campos e da série “O Natal dos Silva”, da Filmes de Plástico, que estréia no final de 2025 no Canal Brasil.
Entre outros trabalhos destacados, está o curta ‘Aragem’, que teve ampla circulação em festivais como Leiden Shorts 2022 (Holanda), Kinoforum 2022 (SP) e a 26ª Mostra de Tiradentes, além do longa ‘O Corpo quer ir embora’, dirigido por Rodrigo Oliveira, atualmente em fase de finalização.
Ciro foi premiado como Melhor Direção de Fotografia pelo curta “Comida de Quintal”, dirigido por Luísa Macedo, nos festivais Samburá de Cinema e Cultura do Mar e Cibo Corto Festival Internazionale.
Som para o audiovisual
Além da imagem, o som é um dos elementos mais poderosos e imersivos da linguagem audiovisual. Nesta oficina, você aprenderá os conceitos básicos, sobre os principais equipamentos, técnicas de gravação, edição e desenho de som (sound design), que revelam o que a imagem não mostra. Da captação do áudio ao desenho de som e finalização na pós-produção, venha descobrir as ferramentas para fazer com que seu filme não seja apenas visto, mas profundamente sentido.
Público-alvo: técnico de som, microfonista de som, sonoplasta, engenheiro de som, operador de audio/som, sound designer/designer de som, microfonista, Dj ‘s, músicos.. A partir dos 18 anos.
Data: 13 (quinta-feira) e 14 (sexta-feira) de Novembro 13h às 16h
Horário: 13h às 16h
Local: Instituto Ramacrisna (R. São Paulo, 379 – Santo Afonso, Betim)
Gratuito. Vagas limitadas.

Pablo Lamar estudou Direção cinematográfica na Universidad del Cine de Buenos Aires entre 2005 e 2010, onde também trabalhou no estúdio de som. Em 2011 mudou-se para o Brasil onde trabalhou na área de som com importantes realizadores locais.
Como roteirista e diretor realizou os curtas-metragens Ahendu nde sapukai ‘Ouço o seu grito’ (2008) e Noche adentro ‘Noite adentro’ (2009), ambos estreados na Semana da crítica, Festival de Cannes em 2008 e 2009 respectivamente.
‘La última tierra’ (2016), seu primeiro longa-metragem, recebeu o Hivos Tiger – Jury Award no International Film Festival Rotterdam 2016, Prêmio Descoberta da Crítica Francesa do Cinelátino Festival de Toulouse 2016, Prêmio de Contribuição Artística do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano 2016, Premio da Crítica no Festival da Fronteira, Bagé 2016, , Menção Especial do Júri Jovem no REC Tarragona 2016, Menção Honrosa no Panorama Coisa de Cinema 2016.
Na produção e direção sonora, Lamar acumula dezenas de obras e premiações. Entre os destaques estão: ‘Amanhã’ (2025), ‘Suçuarana’ (2025), vencedor de Melhor Edição de Som no Festival de Brasília de 2024 e no Festival de Marília de 2025; ‘My name is now’ (2014), vencedor do prêmio de Melhor Trilha Sonora no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2019; ‘O som ao redor’ (2012), prêmio de Melhor Desenho de Som no Festival de Gramado de 2012 e de Melhor Desenho Sonoro no Festival Cinemúsica de 2013; ‘Dia estrelado’ (2011), prêmio de Melhor Edição de Som no CinePE de 2012 e de Melhor Desenho Sonoro no Festival Cinemúsica de 2013.
Direção cinematográfica para iniciantes
Um dos principais elementos que faz de um filme uma obra inesquecível é sem dúvida a direção cinematográfica. Nesta oficina imersiva você vai ter acesso a informações de quais são os papéis do diretor(a) cinematográfico, nas diferentes etapas: pré-produção (desenvolvimento do conceito, estética, decupagem de roteiro, seleção de elenco e localizações), a filmagem (direção de cena, atores, entrevistados, técnicos, supervisão da iluminação, som e fotografia) e a pós-produção (orientação da edição e montagem).
O objetivo é despertar e aprimorar habilidades de direção, colaborando para preparar você para liderar uma equipe e transformar um roteiro em um filme. Bora assumir o controle do set?
Público Alvo: Profissionais e iniciantes do audiovisual, cineastas, roteiristas, diretores, assistentes de direção, escritores, jornalistas, criadores de conteúdos, influencer, videomakers, publicitários, atrizes, atores, produtores culturais, professores, historiadores, sociólogos, estudantes, professores, amantes da sétima arte. A partir dos 18 anos.
Data: 26 (quarta-feira), 27 (quinta-feira),28 (sexta-feira) de novembro
Horário: 17h às 19h
Local: Espaço da Mostra de Cinema (Monte Carmo Shopping – Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim – MG, 32604-345)
Gratuito. Vagas limitadas.

Joana Oliveira é roteirista e diretora mineira. Mestre em Cinema pela UFMG e graduada em direção pela EICTV, Cuba, e Talent do festival BERLINALE, Alemanha. Dirigiu curtas e programas de TV. Roteirizou séries e longas. Realizou, como diretora, 2 longas documentais: “Kevin” (2021) e “Morada” (2010). Seus filmes já foram selecionados para festivais como Festival de Cartagena, RIDM, FrauenFilmFest, Huesca, Habana, Mostra de Tiradentes, Gramado. É professora e script doctor. Sócia da Bukaya Filmes.
Introdução à difusão, distribuição e exibição
O mercado de difusão e divulgação de filmes é um dos mais importantes na cadeia cinematográfica. Nesta oficina, você terá acesso a informações sobre o mercado de distribuição e exibição no Brasil, para filmes nacionais de perfil mais autoral/ independente, a partir da experiência da distribuidora Embaúba Filmes. Serão abordados os desafios e oportunidades nas diferentes janelas de exibição e traçado um panorama do cenário atual, buscando estimular a reflexão sobre os caminhos possíveis para que os filmes ampliem sua circulação.
Público-alvo: Cineastas, filmmakers, produtores audiovisuais, exibidores, cineclubistas, influenciadores, empresários, investidores, executivos,economistas, contadores, administradores, professores, estudantes, entusiastas do cinema e do audiovisual.
Data: 28 de novembro (sexta-feira)
Horário: 16h às 19h
Local: Espaço Mostra de Cinema de Betim ( Monte Carmo Shopping – Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim – MG, 32604-345)
Gratuito. Vagas limitadas.

Daniel Queiroz é diretor da distribuidora mineira Embaúba Filmes e da plataforma de streaming Embaúba Play, especializadas em cinema brasileiro contemporâneo.
Iniciou sua trajetória no cineclubismo, na década de 1990.
Foi coordenador e programador de duas importantes salas de cinema de Belo Horizonte, o Cine Humberto Mauro e o Cine104 e curador de diversas mostras e festivais, com destaque para o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e a Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.
Foto: Rafael Conde
Introdução à
pós-produção
Um filme não termina quando a câmera para de gravar. Transformar filmagens em uma obra completa exige técnica e sensibilidade e, é na etapa pós-produção que o trabalho é concluído com a edição de imagem (montagem do material bruto), edição e mixagem de som (tratamento de áudio e música), correção e gradação de cor (uniformização e tratamento visual), adição de elementos gráficos e efeitos visuais (VFX), acessibilidades, exportação e entrega da obra.
Nesta oficina o participante será introduzido no universo que envolve a pós-produção, com foco no que é a montagem cinematográfica, que vai muito além de editar imagens. A importância da montagem no cinema, que vai de ordenar e ajustar os planos da estrutura, ao ritmo e impacto da narrativa, transformando a matéria-prima filmada, numa obra coesa e com capacidade de evocar emoções no espectador.
Público Alvo: Profissionais e iniciantes do audiovisual, cineastas, editores de vídeos roteiristas, escritores, diretores, assistentes de direção, escritores, jornalistas, criadores de conteúdos, influencer, videomakers, publicitários, atrizes, atores, produtores culturais, professores, historiadores, sociólogos, estudantes, amantes da sétima arte. A partir dos 18 anos
Data: 29 de novembro, sábado
Horário: 9h às 12h / 14h às 17h
Local: Espaço Mostra de Cinema de Betim (Av. Juiz Marco Túlio Isaac, 1119 – Ingá Alto, Betim – MG, 32604-345)
Gratuito. Vagas limitadas.

Lorena Ortiz é colombiana residente no Brasil desde 2008, estudou na Universidade de Cinema de Buenos Aires e fez uma série de workshops de técnica cinematográfica no SICA (Sindicato de la Indústria Cinematográfica Argentina). Atualmente trabalha como montadora, curadora e diretora artística de longas-metragens, curtas e séries.
Entre as produções, se destacam filmes premiados em diversos festivais nacionais e internacionais: “Elena” de Petra Costa, “My name is now, Elza Soares” de Elizabete Martins Campos, “Noites Alienígenas” e “Empate” do Sergio de Carvalho, “Tudo que você podia ser” de Ricardo Alves Júnior, Maria da Liberdade de Rodrigo Campos e Marcos Vinicius, “O corpo quer ir embora” de Rodrigo Oliveira, entre outras.
Lorena ainda possui trabalhos como curadora de festivais, entre eles: Festival Llatinoamericano de curtas En Transe (Bs As – Argentina), Pachamama cinema de fronteira (Rio Branco, AC), I Mostra delas de cinema do Norte (Rio Branco, AC), e da I e II edição da Mostra de Cinema de Betim (Betim, MG).