18 às 22 horas
Escola Municipal Edir Terezinha
Av. Padre Airton Freire de Lima, 180 – Guanabara, Betim
Discotecagem Tula Black, MC Tedverso, Dance, Pipoca
Curtas resultados de oficinas audiovisuais realizadas pela IT Filmes com estudantes de Betim.
Apresentação da MOSTRA BETIM – CINEMA ITINERANTE, dos filmes a serem exibidos e bate-papo com a cineasta e jornalista Elizabete Martins Campos idealizadora do projeto.
Homenagem aos 86 anos de Betim, completados em 2024, no dia 17 de dezembro, data que a cidade emancipou em 1938.
Exibição do filme “Betim Viva”.
(68 min, Documentário, 2024, Direção: Elizabete Martins Campos)
A tessitura de um povo e a formação de uma cidade. “Betim Viva” é um documentário filmado com antigos e novos moradores, historiadores, pesquisadores e profissionais das áreas culturais, ambientais, com documentação da fauna, flora, recursos hídricos, paisagens, tradições, costumes, oralidades, riquezas humanas, culturais e artísticas da cidade de Betim, em Minas Gerais, Brasil.
Classificação: Livre para todos os públicos
(73 min, 2018, Direção: Elizabete Martins Campos)
Elza chega em casa e cara a cara, diante do espelho/câmera, nos desafia numa saga, que ultrapassa o tempo, espaço, preconceitos, perdas e sucesso. Mas ela é dura na queda, num rito, ao mesmo tempo frágil e forte, real e sobrenatural, incorporada de ancestralidades brasileiras, como uma fênix transcende em música e canta gloriosamente. Um filme ensaio sobre o Brasil, da diretora Elizabete Martins Campos, com a cantora, compositora e atriz brasileira Elza Soares.
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
13 às 17 horas
Escola Municipal Maria de Lourdes de Oliveira
R. Rio Negro, 1213 – Jardim Santa Cruz, Betim
Apresentação da MOSTRA BETIM – CINEMA ITINERANTE.
CAMINHAR COM IGUALDADE com apresentação musical de alunos e presença do idealizador e diretor da Instituição, Marcelo Soares da Silva, que realiza trabalhos voluntários sociais, culturais e esportivos junto a crianças e adolescentes do bairro Jardim Santa Cruz.
Apresentação do longa-metragem “PLACA MÃE” e bate-papo com o diretor do filme e fundador da Espacial Filmes, Igor Bastos.
(105 min, Animação, 2023, Direção: Igor Bastos)
Nadi é uma andróide com cidadania, que ganha o direito de adotar duas crianças, David e Lina. Porém, um político e digital influencer sensacionalista, cria diversas polêmicas sobre o caso, com o intuito de ganhar popularidade para sua candidatura de presidente do senado. Um mal entendido leva David a fugir e viver algumas aventuras, consequentemente Nadi tem que decidir entre ficar com a sua cidadania ou avisar sobre a fuga às autoridades.
Classificação: Livre para todos os públicos
Rodada de pipoca + Discotecagem
Apresentação do filme “Meu Avô” e bate-papo com os diretores Bernardo Franco e Bernardo Silvino
(25min, Documentário, 2024, Direção Bernardo Franco e Bernardo Silvino)
O filme reconstrói a trajetória de Jacinto Franco do Amaral, o Moreno, ex-jogador betinense do Clube Atlético Mineiro (CAM) e um dos craques a participar da mais afetuosa das conquistas do Galo, que, na década de 1950, sagrou-se o primeiro plantel brasileiro a lutar – e vencer – nos gélidos gramados europeus. Enquanto o neto Bernardo se (re)descobre, ao desvendar e abraçar o ídolo, o homem, o avô, atleticanos de todas as idades reconectam-se, frame a frame, às glórias alvinegras, ao ver e ouvir a grandiosa singeleza do relato de amores e amigos de Jacinto.
Classificação: Livre para todos os públicos
(8 min, Experimental, 2021, Direção: Marlon Tinoco)
Sinopse: Enquanto faz seus exercícios matinais, um rapaz acaba se deparando com uma figura intrigante usando uma máscara, que repete seus movimentos. Ao perder um desafio, o rapaz parece ser perseguido pela figura, o obrigando a se aventurar em um terror surrealista. Curta realizado para a disciplina de Arte e Mídia I e Cor Forma e Composição da Imagem Digital, do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG.
Classificação: Livre para todos os públicos