_10_IV-ITINERANTE

CINEMA
ITINERANTE

A Mostra Betim Cinema Itinerante acontece nos dias 27 e 28 de novembro de 2024 e tem como finalidade fomentar a arte e cultura, garantir a democratização ao acesso a linguagens audiovisuais e artísticas, com difusão de conhecimento e das expressões tradicionais e populares brasileiras e da cidade de Betim. A programação é toda gratuita.

Nesta edição, a Mostra Betim Cinema Itinerante faz uma  homenagem aos 86 anos de Betim, completados em 2024, no dia 17 de dezembro, data que a cidade emancipou em 1938, e aos 15 anos iT Filmes, fundada em 2009 na cidade. 

Programação

Dentro das comemorações, a programação apresenta curtas-metragens resultados de oficinas realizadas pelaiT FIlmes com estudantes de Betim, o documentário “Betim Viva”, sobre a história da cidade, lançado em 2024, o filme “My Name is Now, Elza Soares”, primeiro longa-metragem produzido em Betim, ambos direção Elizabete Martins Campos, os curtas betinenses “A maksra”, direção de Marlon Tinoco, “Meu Avô – Campeão do Gelo”, direção Bernardo Franco e Bernardo Silvino, e o longa-metragem de animação, “Placa Mãe”, direção Igor Bastos. 

As sessões contam com a presença dos diretores dos filmes e bate-papo com o público e, ainda discotecagem com o Dj Tula Black, MC Tedverso, MPB com Marcos Vicente e muita pipoca, claro.

Nesta edição convidamos a instituição “Caminhar com Igualdade” para colaborarmos na divulgação de seus trabalhos, com apresentação musical de alunos e do idealizador e diretor, Marcelo Soares da Silva, que falará sobre os trabalhos voluntários sociais, culturais e esportivos que vêm sendo desenvolvidos junto a crianças e adolescentes do bairro Jardim Santa Cruz.

A programação acontece nas regiões do PTB no dia 27 de novembro e Imbiruçu no dia 28 de novembro, nas Escolas Municipais Escola Municipal Edir Terezinha, bairro Guanabara e Maria de Lourdes de Oliveira, no Jardim Santa Cruz.

Acessibilidade

As ações do projeto promovem  acessibilidade de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, por meio de exibições de filmes dotados de libras, legenda descritiva e audiodescrição. O projeto  também acontece em locais que possuem aspecto arquitetônico, com recursos para permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou idosas, e possuem espaços e acessórios, como banheiros, áreas de alimentação e circulação.

A iniciativa também prevê ações afirmativas e do protagonismo de agentes culturais e equipe composta de forma representativa por mulheres, pessoas negras, pessoas indígenas, pessoas do segmento LGBTQIAPN+ e neurodivergentes.