Seminário Betim indústria criativa - desafios e caminhos possíveis
25 de novembro de 2025, 17 horas
Local: Espaço da Mostra de Cinema de Betim – Monte Carmo Shopping
Um convite à reflexão e ação
O Seminário “BETIM INDÚSTRIA CRIATIVA – DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS” realizado pela 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é um convite à reflexão e ação, um encontro que se estabelece como uma plataforma de trocas de informações, diálogos e ponto de partida, buscando conectar o primeiro, segundo e terceiro setores da sociedade, potencializando o poder transformador da indústria criativa, em especial nos âmbitos do cinema e do audiovisual—, por seus perfis de reunir todas as demais áreas da economia criativa, como uma verdadeiro “guarda-chuva”, seja no âmbito sociocultural, econômico e de desenvolvimento.
3,59% do PIB nacional
O debate parte de um panorama robusto e diverso dado o cenário nacional, que nos revela tanto o vigor quanto as complexidades do nosso setor criativo e audiovisual. A Indústria Criativa, que engloba segmentos de mídia, cultura, tecnologia e consumo, já representa 3,59% do PIB nacional, assim totalizado R$ 393,3 bilhões de reais no ano de 2023 (Mapeamento da Indústria Criativa, resultado dos estudos que a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), realizou em 2025). Nessa perspectiva, é notório que o âmbito audiovisual demonstrou uma recuperação considerável se observado em relação a outros períodos anteriores.
Números históricos
De acordo com o Anuário Estatístico do Audiovisual Brasileiro 2024, realizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Brasil encerrou o último ano com 3.510 salas de cinema em funcionamento – o maior número da série histórica – e viu o público crescer em 9,8% em relação ao ano de 2023, destacando-se em um cenário global de queda pós-pandemia.
Em 2024, o setor movimentou mais de R$ 70,2 bilhões, gerou mais de 608 mil empregos, e representou 0,7% do PIB nacional de acordo com um estudo da Oxford Economics, lançado no último dia 6 de outubro de 2025. Essa data recente, também marcou o lançamento oficial da Federação da Indústria e Comércio Audiovisual (FICA), durante o RioMarket, principal evento de negócios do setor na América Latina.
A força da economia criativa de Betim
E como este cenário se reflete em Minas Gerais e, especificamente, em Betim?
Segundo o Informe Anual do Mercado Cinematográfico 2024 (Ancine), Minas Gerais figura entre os estados com menor índice de concentração de salas nas capitais, um dado positivo para o interior. Hoje, o estado possui 272 salas de cinema, sendo 14 delas em Betim. Mais do que infraestrutura, temos um capital humano em formação: conforme dados da Agência Nacional de Cinema (ANCINE/OCA), Betim abriga 7 produtoras audiovisuais registradas na ANCINE, parte das 622 existentes no estado.
No entanto, os desafios persistem. Embora o vigor da produção nacional seja evidente, com 197 longas-metragens brasileiros lançados em 2024, a participação de mercado ainda não acompanha esse crescimento, sinalizando a necessidade de fortalecer as estratégias de difusão e formação de público.
Diante de tal contexto , a pergunta que nos move não é se Betim deve participar ativamente deste ecossistema, mas como faremos isso de forma planejada, inovadora e sustentável?
A força da economia criativa de Betim é evidente, o desejo de potencializar e criar oportunidades concretas para ambos os setores, em sinergia, que gerem renda e desenvolvimento local é cada dia mais pulsante. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, através de modelos como a RioFilme e a SPcine, já demonstraram o impacto de se ter uma empresa pública dedicada ao fomento audiovisual, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico, cultural e social. Betim, um polo industrial consolidado, possui vocação e escala para aspirar a um modelo semelhante, adaptado à realidade da cidade.
Diante do exposto, a 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM, no dia 25 de novembro de 2025, durante o Seminário “Betim Indústria Criativa – Desafios e Caminhos Possíveis” estarão reunidos esses três setores da sociedade para um encontro único e nos convida a fazer parte deste momento importante para a cidade e região. O evento prevê uma programação de trocas de experiências, reflexões e construção de propostas para o setor da indústria criativa de Betim.
Programação do seminário
25 de novembro de 2025
Local: Espaço da Mostra de Cinema de Betim - Monte Carmo Shopping
17h
Credenciamento e concentração com entrevistas de artistas, autoridades, participantes no espaço instagramável da Mostra
18h
Apresentação artística com a Banda Jeanne Louise & Os que Vieram
19h
Cerimonial de Abertura
20h
Apresentação “Case de Sucesso”, com Delânia Azevedo, representante do Grupo Energisa, Instituto Energisa
20h10
Abertura para o público tirar dúvidas sobre a palestra com Leonardo Edde
20h30
Painel - “Caminhos Possíveis - a Arte da Integração, Interatividade, Inovação e Desenvolvimento”. Dinâmica interativa em que os participantes poderão escrever ou desenhar suas sugestões sobre o desenvolvimento da indústria criativa em Betim e região; tendo como produto final a elaboração de um painel, que será organizado como documento resultante dos trabalhos do Seminário e divulgado nos canais digitais do evento
21h30
Homenagem “EMPRESA AMIGA DA CRIAÇÃO”, que reconhece empresas parceiras da indústria criativa
22h
Palco aberto
22h30
Encerramento
Sobre o palestrante da 2ª Mostra de Cinema de Betim
Fundador da Urca Filmes, Leonardo Edde é produtor e diretor com mais de 25 anos de experiência na indústria.
Produziu o filme nº 1 de bilheteria do Brasil em 2023, Nosso Sonho, os documentários Amazônia Groove e Soy Cuba: O Mamute Siberiano, e atuou como produtor executivo de Tropa de Elite 2 e co-produtor de O Filme da Minha Vida.
Líder da indústria cinematográfica, é membro do PGA, foi presidente do SICAV e vice-presidente da Firjan, e, atualmente, é Presidente da RioFilme, sempre conectando histórias brasileiras a audiências globais.
Mesa de abertura
Seminário Betim indústria criativa - desafios e caminhos possíveis
Elizabete Martins Campos, Coordenadora e Idealizadora da Mostra de Cinema de Betim – representante It Filmes
Elizabete é roteirista, diretora, produtora de cinema e TV, Jornalista, formada pelo UNI/BH. Membra da Academia Brasileira de Cinema (ABC). Fundou a IT Filmes, Comunicação e Entretenimento, registrada na Agência Nacional do Cinema (ANCINE), desde 2009, como produtora, distribuidora e exibidora.
Foi repórter, videoreporter e produtora no Programa Agenda – Rede Minas/ TV CULTURA MG e documentarista no Centro Audiovisual de BH – Crav, atual Museu Imagem da Pessoa e do Som (MIS).
Roteirizou, dirigiu e produziu mais de oito filmes, entre eles o longa “My Name is Now, Elza Soares, vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, como Melhor Filme Documentário – Júri Popular e Melhor Trilha Sonora Original – Júri Oficial. Idealizou e realiza a Mostra de Cinema de Betim e o projeto “Circulabit – Circuito Itinerante de Criação e Difusão Audiovisual em Multiplataformas”.
Samuel Lucas de Brito Duarte, analista de Responsabilidade Social no Grupo SADA
Graduado em Administração pela PUC Minas, Pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global pela PUC – RS Profissional, com foco em responsabilidade social, ESG, ODS e sustentabilidade, analista de Responsabilidade Social no Grupo Sada, empresa patrocinadora da Mostra de Cinema de Betim, e que atua em diversos setores da economia, há mais de 49 anos transformando e colabora com o desenvolvimento do País, com ações alinhadas às agendas ASG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade, patrocina diversas iniciativas em esportes, cultura, causas sociais e ambientais.
Delânia Azevedo Cavalcante, representante Grupo Energisa e Instituto Energisa
Jornalista de formação, com trajetória consolidada na área de comunicação e gestão cultural. Atuou em veículos de televisão e ocupou cargos públicos de destaque, como secretária de Cultura do Estado do Ceará e subsecretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
No setor privado, integrou o Grupo Oi, onde trabalhou na produção de exposições e na coordenação de patrocínios culturais no Instituto Oi Futuro. Atualmente, é coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa, liderando iniciativas voltadas à integração entre cultura, educação, sustentabilidade e desenvolvimento local. À frente de projetos do Instituto Energisa e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, conduz ações de valorização da memória, preservação do patrimônio e fortalecimento da economia criativa nos territórios onde a Energisa está presente.
Dr. Expedito Chumbinho, presidente do Instituto Ramacrisna
Médico especialista em Angiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com vasta experiência em cirurgia vascular e gestão de saúde pública.
Foi Diretor-Presidente da UNIMED-Betim e esteve à frente de instituições como a Secretaria de Saúde de Betim e o Hospital da Santa Casa de Belo Horizonte. Membro ativo de organizações médicas como o CRM-MG e a Sociedade Brasileira de Angiologia. Comprometido com a excelência na prática médica, na administração em saúde, social e cultura e desenvolvimento local.
Joice Oliveira – Gerente do Programa Árvore da Vida
Formada em Serviço Social e MBA em Liderança e Políticas Públicas.
Iniciou a trajetória profissional e no terceiro setor no Instituto Ramacrisna, em Betim, onde trabalhou por 12 anos.
Atua como Gerente no Árvore da Vida, um programa social realizado pela Associação Voluntários para o Serviço Social Internacional Brasil (AVSI), que tem como premissa a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens por meio de ações socioeducativas e a capacitação profissional de jovens e adultos na comunidade onde se localiza a fábrica da montadora (Comunidade Jardim Teresópolis, com 60 mil habitantes), no município de Betim–MG.
Thiago Pereira da Silva Flores, Secretário de Cultura do Município de Betim
Doutor em Ciências Sociais, advogado, Secretário de Cultura do Município de Betim, coordenador do curso de direito do Instituto de Educação Superior de Betim- ISEIB, produtor cultural, e membro da diretoria nacional do Morhan.
Nilcio Nogueira do Amaral Junior – Superintendente de comércio – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Betim
Técnico em processamento de dados, graduado em matemática pela PUC Minas Betim. Especialista em informática na educação pela Universidade Federal de Lavras e especialista em segurança da informação, pela IPEMIG.
Professor de matemática e Tecnologia da Informação.
Empresário de tecnologia da Microboot informática, há mais de 20 anos no mercado de Betim.
Servidor público há 19 anos, atualmente está como Superintendente de Comércio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Presidente da CDL Jovem e diretor financeiro da CDL Betim.
Inscreva-se gratuitamente
Garanta já o seu acesso ao Seminário Betim indústria criativa – desafios e caminhos possíveis, inscrições gratuitas no Sympla.
Alguma dúvida?
Entre em contato com nossa produção: