Mariana Tavares e Lorena Ortiz, diversidade da produção do cinema brasileiro, novas abordagens, linguagens e representatividades presentes nos filmes selecionados.
Mariana Tavares é professora e pesquisadora de cinema.
Foi professora Visitante do DFC/EBA/UFMG (2021-2023). Publicou os livros Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo (É Tudo Verdade/Imprensa Oficial de SP, 2014) e Pesquisas em Animação: Cinema & Poéticas Tecnológicas (em coorganização com Maurício Gino, Ed. Ramalhete, 2019). Trabalhou na Fundação Rede Minas Cultural e Educativa onde atuou como diretora de programa, editora, roteirista e documentarista. Dirigiu e apresentou por nove anos o programa Curta, dedicado à reflexão e difusão do curta-metragem brasileiro e internacional.
Lorena Ortiz é colombiana residente no Brasil desde 2008.
Atualmente trabalha como montadora, diretora de arte, diretora assistente e consultora artística de longas-metragens, curtas, séries e projetos cinematográficos em geral.
Entre as produções, se destacam filmes premiados em diversos festivais nacionais e internacionais: “Elena” de Petra Costa, pelo qual recebeu o prémio de Melhor direção de arte no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – (Brasil-DF), “My name is now: Elza Soares” de Elizabete Martins Campos, nominada como melhor montagem no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, onde o filme foi ganhador de melhor documentário pelo júri popular e melhor trilha sonora, “Noites Alienígenas” ganhador de 5 kikitos no Festival de Gramado entre outros prêmios, e “Tudo o que você podia ser” ganhador do prêmio do júri popular no Festival Mix Brasil em Sp, prêmio Felix no Festival de cinema do Rio, entre outros prêmios.
Montadora das séries: “Txai: no tempo da cultura” da série Nokun Txai, “Alimentando a Alma”, e trabalhos audiovisuais como “Autodemarcação Nawa”, Boi Carion (Mancio Lima-Ac), Marujada, que retratam diversos temas relacionados aos povos da floresta.
Curadora e idealizadora do Festival Latinoamericano de Cortosmetrajes. Em Transe que teve sua primeira edição em Buenos Aires – Argentina e aconteceu em 7 diferentes cidades da América Latina.